Sopinhas e sobremesas para bebês



Nutricionista ensina a preparar cinco sobremesas simples e saborosas para o bebê


Pediatras e nutricionistas defendem que a melhor papinha para o bebê é aquela preparada em casa pelos pais. Só assim você conhece a origem dos ingredientes e pode dar o alimento fresquinho e cheio de nutrientes para a criança. Quanto menos industrializados você oferecer para o seu filho, menor a chance de problemas nutricionais, como obesidade e desnutrição. E quando o assunto é sobremesa? O que as crianças podem comer? “É importante oferecer alimentos que não tenham açúcar em excesso e dar prioridade a frutas ou gelatinas”, afirma o pediatra Francisco Lembo Neto, coordenador do núcleo de pediatria do Hospital Samaritano de São Paulo. “Temos o costume de adicionar açúcar em tudo, mas ele não é nutritivo, substitui a proteína, que é essencial na fase de crescimento, e ainda se transforma em gordura, podendo levar à obesidade”. O açúcar não deve ser oferecido aos bebês de até dois anos. Mas depois dessa idade não é preciso eliminá-lo completamente da dieta: ele deve ser consumido em pequenas quantidades e em raros momentos. O leite condensado, por exemplo, tem uma quantidade enorme de açúcar, por isso deve ser evitado. Mas tudo bem oferecê-lo a uma criança de dois anos uma vez por mês, desde que ela não exagere.Para ajudar as mamães na hora de preparar sobremesas, a nutricionista Mara Cristina Miranda, do Empório da Papinha, elaborou docinhos saborosos para os bebês. Mais saudáveis, as sobremesas de frutas podem ser servidas diariamente. É importante que sejam preparadas em quantidades pequenas e consumidas no mesmo dia para que estejam bem saborosas e nutritivas.

                 Sopinha de Legumes e Frango


Recomendada para: crianças a partir de oito meses
Rendimento: 3 porções
Ingredientes:1 vagem média orgânica
1/2 chuchu orgânico
1 xícara de café de feijão orgânico
1 folha de escarola orgânica
5 cubos médios de abóbora orgânica ou 3 batatas orgânicas médias
100 g de peito de frango orgânico
1 pitadinha de sal1 fio de azeite orgânico
1 colher (rasa de café) de cebola orgânica 
4 xícaras de água

Modo de preparo:Lave bem e descasque os legumes. Corte tudo em cubos. Coloque tudo em uma panela para cozinhar em fogo baixo. Após o cozimento, passe em uma peneira ou bata levemente em um mixer, deixando pedacinhos para estimular a mastigação.

               Papa de Manga

                              
Recomendada para: bebês a partir de seis meses

Rendimento: 1 porção
Ingredientes:Uma manga média
Uma xícara de chá de água
Modo de preparo:Lave a manga e descasque-a. Corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Acrescente a água. Deixe cozinhar em fogo baixo e bata em um liquidificador ou mixer. Deixe esfriar.


             
Sorvete de laranja com cenoura


Recomendado para: crianças a partir de um ano
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:300g de chocolate branco sem adição de açúcar picado
2 cenouras médias picadas
2 laranjas (faça um suco com as duas)
1 lata de creme de leite
Modo de preparo: Derreta o chocolate. 
No liquidificador, bata as cenouras com o suco de laranja até formar uma pasta e passe pela peneira.  Bata o chocolate derretido com o creme de leite no liquidificador por, aproximadamente, cinco minutos. Misture com a pasta de laranja e cenoura e leve ao freezer por um período de quatro a seis horas. No momento de servir, coloque em taças.


Frozen iogurte com calda de polpa de maracujá              


Adicionar legenda
Recomendado para: crianças a partir de dois anos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 potes de iogurte natural 
Calda:1 xícara de chá de polpa de maracujá
½ xícara de chá de açúcar 
½ xícara de chá de água
Modo de preparo:Bata no liquidificador o leite condensado e o iogurte até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente refratário e leve ao freezer por seis horas. Em uma panela, coloque a polpa de maracujá, o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva bem gelado.* a receita deve ser oferecida à criança com moderação e apenas uma vez por mês.

**********************************************************

Papa de Banana

Recomendada para: bebês a partir de seis meses
Rendimento: 1 porçãoIngredientes:Uma banana 
Uma xícara de chá de água
Modo de preparo:Descasque a banana e corte-a em rodelinhas. Coloque os pedacinhos em uma panela com a água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e bata com um mixer. Deixe esfriar antes de servir.

**********************************************************
Misturinha de Frutas

Recomendada para: bebês a partir de oito meses

Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
Meia banana
Meia manga
Uma xícara de chá água

Modo de preparo:Descasque a banana e a manga. Separe metade de cada fruta e corte-as em pedacinhos. Coloque-os em uma panela junto com a água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e bata com um mixer. Deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário